Ao pesquisar algum produto, ou visualizar os melhores preços dentre todas as lojas que estão disponibilizando tal mercadoria, você lembra de ser encaminhado para uma aba com a relação de lojas, preços que contém, ainda, a opção de clicar diretamente em um botão abaixo que conecta diretamente ao marketplaceescolhido?
Se sim, apresentamos a funcionalidade é conhecida como buy box.
Buy box, traduzido literalmente do inglês significa caixa de compra. E este é o espaço de destaque de uma oferta no marketplace, ou seja, aquela para onde o botão “comprar” irá direcionar o consumidor. (APIECOMM)
O conceito buy box é definido, na prática, como o espaço designado para apresentar as lojas dentro de marketplaces com maior destaque para o produto escolhido pelo consumidor. Desta maneira, a plataforma seleciona as ofertas a serem mostradas e as destaca perante os concorrentes seguindo aspectos, tais quais reputação, prazo de entrega, preço e estoque disponível.
Assim, o buy box facilita a pesquisa do consumidor, por unificar todas as opções de lojas que contêm o mesmo produto. Mas, além disso, aquelas que são selecionadas nesta ferramenta, acabam vendendo e recebendo mais visitas em seus sites, podendo alavancar, consideravelmente, as suas vendas.
Um exemplo da importância pelas vendas realizadas de forma orgânica via internet, é a Amazon.com. Conhecida como o principal marketplace do mundo, vende mais de 80% de seus produtos por meio da aplicação do conceito buy box.
Sabendo da grande possibilidade para vendas que o conceito adiciona ao marketplace e do aumento expressivo de visitas e receitas, você deve estar se perguntando: como são selecionadas as lojas de destaque?
Leia mais: A importância de uma boa reputação no marketplace
Em primeiro lugar, é necessário entender que são as próprias plataformas de marketplaces que gerenciam e escolhem as lojas de destaque, porém, há certas características que são consideradas durante esta tomada de decisão.
Veja, a seguir, quais são as mais relevantes delas:
- Preço competitivo do produto
O preço final do produto faz total diferença durante a escolha de quais lojas dentro dos marketplaces irão se destacar no conceito buy box. Isso porque oferecer um valor de venda competitivo atrai mais consumidores e, consequentemente, é um dos primeiros fatores de decisão do comprador.
- Frete acessível
Oferecer preços competitivos não deixa de ser tão relevante. Porém, investir em um frete de envio acessível para os consumidores é primordial durante a venda.
Por esse motivo, monitore a pontualidade no envio dos produtos e ofereça preços de frete condizentes com a realidade.
- Estoque disponível
Repita com o time APIECOMM “Nunca anuncie um produto que não está disponível no estoque”.
Isso mesmo, anunciar produtos que não estão disponíveis no estoque pode diminuir a reputação de sua loja, fazendo com que ela não seja escolhida para estar entre os destaques dos marketplaces.
- Reputação positiva do lojista
Atente-se sempre aos reviews disponíveis nos marketplaces, uma vez que areputação da marca está diretamente ligada aos depoimentos que contam com aspectos que vão desde a qualidade do produto até ao atendimento ao cliente e o pós-venda.
Ficou mais claro agora sobre este conceito que está cada vez mais presente nos principais marketplaces do Brasil e mundo? Nós, da APIECOMM, sempre estamos aqui para auxiliar você, gestor, com as melhores ferramentas de integração para a sua loja no marketplace.