O consumo mudou. E, consequentemente, os comportamentos dos clientes também. Assim, os comerciantes precisaram se adaptar para continuar ativos no mercado e antecipar os negócios para o futuro do varejo digital.
E este ainda é apenas o começo de uma realidade cada vez mais tecnológica e conectada.
Aqueles comércios que ainda resistem à adesão para a inovação, correm riscos de ficarem para trás e perderem consumidores que desejam experiência de compra e poder de decisão, como por qual plataforma concluíra a aquisição, na hora da compra.
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Para que este não seja o seu caso, acompanhe algumas das principais previsões para o futuro do varejo digital:
- Crescimento no virtual
O faturamento do comércio eletrônico teve um resultado expressivo no ano de 2021: a alta foi de 48,41% na comparação com 2020. Os dados são do índice MCC-ENET, desenvolvido pela Neotrust/Movimento Compre & Confie, em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital.
A tendência é que este número fique ainda maior em 2022 devido ao crescente número de pessoas conectadas à internet e redes sociais, o que resulta em um cenário mais propício as compras digitais.
- Integração de ferramentas tecnológicas para a melhor experiência do cliente
A tecnologia trará novas experiências de consumo, as quais são mais ágeis, dinâmicas e convenientes para o público. Nesse sentido, as tecnologias a seguir ganham destaque:
- Opções diversas de pagamento
Atualmente, são muitas as opções de pagamento disponíveis no mercado e não oferecer essa diversidade no varejo digital pode ser um motivo significativo para abandono de compras.
O surgimento do PIX e a consolidação das criptomoedas é uma ilustração de que o processo de pagamento evolui a todo instante. Se nos dias atuais já é indispensável oferecer diversas modalidades, em breve essas variações serão quase obrigatórias para manter a sua loja virtual competitiva.
- Realidade virtual
Hoje, não é apenas exclusiva dos jogos e eventos de entretenimento, mas também já é utilizada como diferencial competitivo nos comércios, afim de melhorar cada vez mais a experiência do consumidor.
Avaliar uma mercadoria a partir de ângulos variados, além de conseguir interagir com eles, é um benefício extra ao cliente, sendo muito mais realista e satisfatório do que somente ter a opção de visualizar imagens bidimensionais (fotos comuns), por exemplo.
- Voice Commerce
Com os assistentes virtuais por voz em alta, como Alexa, Cortana, Google Assistente, os consumidores passam a pesquisar informações e buscar produtos por comandos de voz.
No Brasil, muitos sites de vendas compreenderam a importância de implementar esse recurso para facilitar a vida de um público que preza por comodidade e agilidade.
- Super Apps
Eles são definidos por oferecerem aplicações diversas em um único software, descartando o entra e sai de várias telas para realizar novas atividades. A ideia dos Super Apps é reunir o máximo de atividades em um só lugar.
Um exemplo, principalmente para o varejo, é poder fazer compras, transferir dinheiro e enviar mensagens em uma única plataforma.
Segundo uma pesquisa realizada pelo Google, 80% dos brasileiros não sabem o que são estas plataformas. Mas, após entenderem o conceito, 45,8% dos entrevistados disseram que instalariam os super aplicativos em seus dispositivos.
- Marketplaces
Aderir ao marketplace é uma grande vantagem para os lojistas pela oportunidade de divulgar suas mercadorias em diversas plataformas, ter mais visibilidade e aumentar o número de vendas.
Para o consumidor, segue o mesmo conceito dos Super Apps, já que amplia o acesso a diversos produtos reunidos em um só site.
Para o seu varejo estar cada vez mais atrativo e mais bem posicionado no mercado em relação aos concorrentes, é importante acompanhar as tendências e previsões do setor.
Assim, é possível entender o que está em alta, os benefícios que pode resultar no seu negócio e oferecer melhores experiências para o seu cliente.
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