Estar nas principais plataformas de vendas do país é o objetivo de muitas lojas que buscam atrair mais consumidores por meio de suas vitrines virtuais. Afinal, vender em marketplace proporciona mais rapidez, escalabilidade e segurança às marcas.
Dados globais da Juniper Research mostram que o crescimento desse tipo de mercado deve dobrar até 2022: de US$ 19 para US$ 40 bilhões de faturamento.
Número que reflete o comportamento dos consumidores, já que mais de 90% afirmam que compram em marketplace. No Brasil, em 2021, 71% dos clientes virtuais realizam suas compras nestas plataformas de vendas.
Então, para entender como começar a vender em marketplaces, você precisa considerar alguns pontos-chave para obter melhores resultados. Separamos cinco estratégias que te ajudarão nesse processo, vamos lá?
- Adicione valor ao seu produto
Entenda quem é o seu público-alvo, o perfil de consumo, as necessidades e, por fim, invista no produto que vai superar as expectativas.
Para adicionar valor agregado ao produto, aposte em campanhas de fidelidade, que acumulam pontos nas compras, os quais podem ser trocados por descontos ou brindes especiais.
Além de criar uma relação com os consumidores, que vão ter na marca o que buscam em termos de produto, mas também terão atendimento especializado e pessoal.
- Crie experiências únicas
Proporcione uma loja em marketplace exclusiva para os seus consumidores. Faça com que o primeiro contato seja inesquecível.
Aqui, a métrica “a primeira impressão é a que fica”, é real. E surpreenda em todo o processo de compra: do encantamento ao pós-venda.
- Inove
Busque antecipar as tendências tanto de produto quanto de estratégias de negócio à sua loja no marketplace.
Inclua novos produtos após uma pesquisa rápida com os clientes e de mercado, entenda o que começará a se destacar e antecipe os lançamentos na sua loja.
- Aplique estratégias de marketing
O marketing integra o plano estratégico da sua loja virtual. Inclua ações digitais para captar os clientes, mostrar os seus produtos e interagir constantemente.
Peça depoimentos de clientes, avaliações na loja e aumente a sua relevância na plataforma.
Os marketplaces têm ranking de lojas, que as destacam na home, em promoções e materiais, como e-mail marketing. Aposte nessas ações combinadas para elevar a sua visibilidade.
- Tenha tecnologia como aliada
Invista na tecnologia desde a gestão, com sistemas específicos, até o controle final de entrega e contato com os clientes.
Por meio dela, é possível ter visibilidade completa da plataforma de vendas, bem como vender em mais um marketplace. E, para realizar o controle de cada loja, seguindo suas especificidades, a APIECOMM é a sua parceira.
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