Além da Black Friday, Natal e outras datas que favorecem as vendas no último trimestre, o começo do ano também é marcado pelas tradicionais queimas de estoque. Pelo 28º ano, o Magalu traz a Liquidação Fantástica e você, que vende no Magalu, pode trilhar estratégias além do preço para se dar bem na maior venda de início de ano do Brasil.
Ter o produto correto, com o preço correto, sendo oferecido com um frete atrativo e um bom prazo de entrega são fatores decisivos quando o cliente decide comprar o que precisa. No entanto, existem caminhos além da sua margem que podem colocar o produto em outro patamar de exposição. O Magalu Marketplace traz para você, lojista, estratégias para que consiga alcançar essa exposição sem necessariamente oferecer o seu produto ao preço de custo.
MAGALU PROMOÇÕES
É comum, principalmente se estiver operando através de um hub ou plataforma (integração API), passar despercebido por algumas telas do portal do Magalu – afinal, a ideia de trabalhar de forma integrada é justamente facilitar a operação. Mas há uma parte pouco utilizada do portal que pode ser o divisor de águas da sua performance dentro do marketplace: o módulo de campanha Magalu Promoções.
Por mais agitada que seja a rotina do varejo online, criar o hábito de acessar essa tela vai abrir a possibilidade de participar das campanhas do site, seja para mostrar os itens em uma campanha de categorias específicas, sejam para dar um desconto para os clientes que fizerem a compra à vista (é possível colocar descontos de até 15% no valor do produto).
LOGÍSTICA DO MAGALU
A vantagem de utilizar o Magalu Entregas – serviço logístico do Magalu – não está apenas em ter valores competitivos, mas em conseguir beneficiar a margem do produto. Por não haver cobrança de comissão sobre o valor de frete pago pelo cliente, a margem pode ter um respiro maior para beneficiar a sua operação ou oferecer preços ainda melhores nos produtos.
Caso a operação comporte, considerar configurar a loja para despachos em 24h é um bom caminho. Há a chance de os produtos serem oferecidos com frete grátis por conta do Magalu.
Indo um pouco mais além, o formato de coletas é uma realidade para algumas regiões. Aderir ou não a essa modalidade irá depender da região, dos indicadores da sua loja e de um número mínimo de vendas diárias.
PARCELAMENTO
Dependendo do produto, a cobrança de juros para um baixo número de parcelas faz com que a venda não aconteça. Naturalmente, o cliente vai optar pela melhor oferta. Para esses casos, liberar o parcelamento sem juros para mais parcelas é algo a ser pensado.
O Magalu possibilita tanto a opção de ajustar esse número de parcelas quanto liberar todas as compras em 12x sem juros e repassar as venda em um único depósito.
Essa estratégia faz bastante sentido para quem recorre à antecipação de recebíveis com frequência, pois é adicionado um percentual pequeno à comissão a ser paga se comparado à taxa de antecipação.
VENDER PARA O CLIENTE OURO
Ofertar para quem compra com mais frequência e se dispõe a pagar mais é algo que está no topo da lista de desejos de quem vende algo. O Magalu possui essa lista de clientes e você consegue ter acesso à ela através do Cliente Ouro – antigo Clube da Lu. Produtos com desconto e com profundidade de estoque conseguem ser expostos pelo banner do Cliente Ouro na página principal do aplicativo.
Apenas consumidores que fizeram ao menos 4 compras no Magalu nos últimos 2 anos possuem acesso a essas ofertas. Ter a chance de vender para estes clientes é ter a chance de vender para os clientes mais fiéis ao Magazine Luiza.
GRUPO NO TELEGRAM
Existe um grupo oficial no Telegram, onde são publicados em primeira mão os calendários das campanhas e os comunicados a respeito do Magalu Promoções. Neste grupo, são fornecidas informações oficiais, livres de distorções e passadas direto pelo Magalu.
O link do grupo encontra-se no final do artigo.
INVESTIMENTO EM ADS
Pensar e executar estratégias de campanha para os principais produtos é colocar a loja um passo adiante na exposição e, diferente do que possa parecer, um investimento de R$200 é um cenário factível para começar a trabalhar com ads e traçar as primeiras estratégias de campanha.
Seja em um canal externo de divulgação – Google, Facebook, Instagram, entre outros -, seja em um canal interno (busca patrocinada no site e no app), inserir o investimento na precificação do produto é algo a ser considerado após planejar, testar e entender o comportamento de suas campanhas de ads.
Não apenas para datas sazonais como a Liquidação Fantástica Magalu, mas também pensando na rotina e no longo prazo, transformar cada um destes tópicos citados em hábitos dentro da sua operação no Magalu é algo que gradativamente irá colocar sua loja alguns degraus acima na hora da venda.
E, por fim, se ainda resta alguma dúvida, o canal de comunicação mais indicado para que possa solucioná-la está descrito no final do e-book, acompanhado de outros links e contatos que vão facilitar cada vez mais o seu desenvolvimento e a aproximação com o Magalu Marketplace.
E, se ainda não é um parceiro, clique aqui, cadastre a sua empresa e inicie suas vendas na plataforma marketplace que mais cresce no Brasil!
Telegram Magalu Marketplace, clique aqui para acessar o grupo. E-mail de suporte: [email protected]
E-mail Magalu Ads: [email protected] Treinamentos Magalu Marketplace, clique aqui para acessar.
Instagram: https://www.instagram.com/magalu.marketplace/?hl=pt-br Facebook: https://www.facebook.com/groups/magalumarketplace YouTube: https://www.youtube.com/c/MarketplaceMagazineLuiza