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Entenda e conheça as vantagens de vender em marketplaces

Por que apostar em MKTPlace é importante, como fazer isso

Os marketplaces trazem uma nova forma de consumir na internet. Do shopping center físico para o virtual, agora é possível acessar uma variedade de marcas e produtos em uma só plataforma. Para o consumidor, é ainda mais fácil comparar preços e avaliar diferentes possibilidades de compras. 

De acordo com a 42ª edição do Webshoppers, da Ebit|Nielsen em parceria com a Elo, o crescimento do e-commerce no marketplace com a pandemia é evidente. R$ 30 bilhões do faturamento dos seis primeiros meses de 2020 são de lojas que estão em marketplaces, uma expansão de 56% sobre o mesmo período de 2019.

Marketplace é um site de comércio eletrônico onde são vendidos produtos da loja que o hospeda e de mercadorias de marcas parceiras.

Quer ampliar seus horizontes e aproveitar a onda dos marketplaces ao seu favor? Então, veja o que vai encontrar nesse artigo:

  1. Por que vender em marketplaces
  2. Vantagens dos marketplaces
  3. Como começar a vender no marketplace

Você já fez uma compra pela Amazon ou viu que muitos preços estão mais em conta no Mercado Livre do que em outras plataformas? Como consumidor você já sabe o funcionamento do marketplace. Agora, e como vendedor?

  1. Por que vender em marketplace?

A estruturação de um e-commerce não é simples e leva tempo para que os resultados sólidos sejam notados. Ao integrar a sua loja a um marketplace, esse processo torna-se mais rápido e prático e você estará onde todos os seus concorrentes e público estão.

Hoje, no Brasil, dispomos de vários marketplaces à disposição dos lojistas, como a Amazon, Mercado Livre, Submarino e as Americanas. Esta é a sacada do marketplace: colocar seus produtos dentro de sites conhecidos do público.

Dessa forma, ao mesmo tempo em que trabalha para crescer a sua marca, você tem como disponibilizar o seu catálogo em um canal que já conta com uma boa audiência, aumentando as chances do seu público-alvo te encontrar. No marketplace, você deixa seus produtos nas “vitrines” dos maiores shopping centers virtuais. 

Essa visita do internauta pela sua página gera tráfego, visitação, expertise e ferramenta de marketing e mídia. Com as estratégias certas, você pode destacar seu negócio e atrair uma maior gama de clientes.

Por isso, essa parceria traz benefício para os dois lados. Ao fechar acordos com marketplaces, pequenas empresas podem comercializar sua produção nesses sites, por meio de uma pequena comissão. Já para os marketplaces é vantagem pois assim eles não precisam manter todos os produtos no estoque.

  1. Quais são as vantagens dos marketplaces?

No marketplace, uma vantagem leva à outra. Mas o que isso significa na prática?

É possível explorar tanto as informações fornecidas pelos marketplaces quanto os dados gerados pelos seus mecanismos de gestão e controle (CRMs, software de preços, dentre outros). A partir disso, você pode elaborar estratégias para aumentar o tráfego na sua loja online.

E quanto mais tráfego houver na página, mais facilmente ela será encontrada pelo público. Isso te ajudará a aumentar a relevância da sua marca e dos produtos nas buscas. 

Esse aumento na procura vai resultar em uma maior demanda pelos produtos da sua loja. A partir disso, você poderá planejar e investir em um maior leque de mercadorias e nichos, fazendo com que a sua marca se destaque cada vez mais!

Já que o investimento inicial é baixo, anunciar no marketplace se torna a opção mais atrativa para alavancar vendas sem comprometer o seu orçamento.

  1. Como vender em marketplace?

O grande desafio é fazer tudo isso acontecer.

E te explicamos como. 

Não muito diferente das lojas físicas, no comércio eletrônico também é preciso cativar a atenção dos clientes. E, para se conectar com eles, é essencial que as pessoas consigam achar o seu site e conferir as opções que você oferece.

Vender em marketplace pode ser muito complexo e desgastante sem um recurso que auxilie a organização de cada página em cada servidor

Para cada venda, há uma comissão paga à plataforma. Cada marketplace tem a sua forma de fazer logística e taxar.  Por isso, fique atento, já que os índices podem variar de 10% até 25%, conforme a política de cada canal. 

Você precisa manter um controle do preço que colocará em cada uma das plataformas. Um processo que se for feito e acompanhado manualmente irá demandar muito do seu tempo. 

É indicado, ainda, integrar os processos de venda online aos seus processos internos de forma fácil, mantendo a gestão de ambos canais sob total controle por meio de um software ERP

O ideal é que você mantenha sempre um único estoque e foque sua atenção na gestão das vendas, para saber qual canal é mais efetivo, o volume de vendas on e offline, quais produtos são mais requisitados e como organizar as entregas.

É para facilitar todo esse controle que a APIECOMM trabalha com um hub que centraliza e automatiza toda a gestão em marketplace. Ele tem os recursos necessários para acompanhar o desempenho da sua loja em cada plataforma para você não precisar mais quebrar a cabeça com a precificação e as constantes atualizações.

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