É uma vantagem para o lojista porque não precisa ter armazém próprio. Ele consegue utilizar o armazenamento do Mercado Livre. Mostrar os benefícios, como estruturar e porque utilizar
Já percebeu quanto tempo você dispõe para lidar com o seu depósito? E o quanto você investe nisso? Se nós te dissermos que tem uma forma de vender em que você não precisa de um armazém?
Não, não é uma pegadinha! A tendência do fulfillment é uma ótima opção para quem quer otimizar tempo. E se você ainda integrar e automatizar todo o seu processo desde a compra até a entrega, vai ver um ganho de tempo e dinheiro que não está tão longe da sua realidade!
A prática do fulfillment está diretamente ligada com todas as operações logísticas e da cadeia de suprimentos. Ela é crucial no processo de fidelização dos clientes, pois entrega um serviço de qualidade para um mercado cada vez mais exigente e competitivo.
Ele considera que, hoje, o consumidor quer ter o total poder de escolha. E ter um processo de logística rápido e eficiente faz toda a diferença para quem atua no setor de e-commerce.
Para saber como funciona essa tendência, confira os tópicos que falaremos nesse artigo:
- O que é fulfillment
- Como fazer parte do Mercado Envios Full do Mercado Livre
- Fulfillment e marketplace
- Terceirização
O fulfillment é uma tendência que se você conhecer a fundo vai ver que ao integrar no seu negócio, vai alavancar a produtividade da empresa.
- O que é fulfillment
Fulfillment é o conjunto de operações e procedimentos desde o recebimento do pedido até o momento da entrega do produto ao cliente final, visando sempre satisfazer o cliente da melhor maneira.
A forma mais comum de aplicação dessas atividades é quando o vendedor é responsável por toda a logística e deixa para o Mercado Livre a função de disponibilizar para o cliente o código de rastreio para que ele acompanhe seus pedidos.
Quais são as etapas do fulfillment?
- Estoque: o armazenamento dos produtos pode ser feito por meio do uso de um armazém próprio ou recorrendo ao estoque de terceiros (dropshipping). Trabalhar com o Mercado Livre, por exemplo, traz a vantagem para o lojista de não precisar de um armazém próprio.
- Separação (Picking): assim que os pedidos forem processados da sua loja no marketplace, começa a fase de separação dos produtos.
- Embalagem (Packing): a separação do produto é importante para manter a qualidade e não permitir que ocorra qualquer avaria. Esse processo precisa ser ágil e, ao mesmo tempo, qualificado para não gerar custos extras.
- Expedição: os pedidos são entregues para a Transportadora ou Correios. Nessa fase encerra-se o ciclo do fulfillment, pois cada meio de envio possui horário próprio para realizar a coleta dos seus pedidos do dia. Você pode terceirizar e não precisar se preocupar com o envio.
- Feedback: com os feedbacks dos clientes, você poderá compreender o que é preciso melhorar para destacar o seu e-commerce.
Com todas essas etapas bem executadas, você garante pontualidade nas entregas e evita problemas como perda de produtos ou danos durante o transporte.
Se você está fora do eixo Rio-São Paulo, já deve ter sofrido para lidar com o preço do frete para essas regiões. Com o fulfillment, a mercadoria já está estocada no mesmo estado do cliente, o preço de frete não encarece o produto final, fazendo com que seja possível competir com outros lojistas da área.
Mas, hoje, existem empresas que terceirizam toda a operação do fulfillment, o que elimina por completo essa dificuldade. Continue lendo para saber mais.
- Como fazer parte do Mercado Envios Full do Mercado Livre
O mercado livre adotou essa alternativa popular e criou o serviço logístico Mercado Envios Full.
O seu objetivo é dar ao vendedor um depósito exclusivo dedicado ao estoque, além de ficar encarregado de todo o processo de embalagem, envio e até pós-venda dos produtos.
Mas qual é a diferença entre participar do Mercado Envios Full e as outras opções de envio no Mercado Livre?
- Os seus produtos aparecerão primeiro nas buscas da plataforma, com destaque.
- Suas vendas podem ser entregues no dia seguinte, inclusive aos sábados!
- Se você é MercadoLíder ou Loja Oficial, todos os meses o Mercado Livre devolverá uma parte do valor pago pelo frete grátis Full em produtos a partir de R$ 99.
O que preciso fazer para me tornar Full?
Primeiro, você deve receber um convite do Mercado Livre e, para isso, precisa ser uma loja oficial ou se tornar um parceiro platinum.
Para se tornar um parceiro platinum você precisa:
- Ter um bom volume de vendas;
- Ter comentários positivos dos consumidores;
- Ter uma boa reputação no Mercado Livre.
- Fulfillment e o marketplace
É muito difícil ser bem sucedido nas vendas online sem um fulfillment, principalmente se você atua em parceria com grandes redes varejistas no modelo de marketplace.
Marketplace sem fulfillment é sinônimo de custo extra e logísticas complicadas.
Mas por quê?
- As lojas perdem escala com a menor diluição de seus custos fixos.
- Os vendedores operam seus armazéns com menor eficiência. O trabalho manual é passível de falhas e demanda muito tempo. Com a perda de produtividade, as transportadoras aumentam seus custos.
Uma solução para adotar o Mercado Envios Full da melhor maneira é integrando e automatizando todo o sistema. O que pode ser feito de forma terceirizada, tirando de você o fardo do trabalho manual e de acompanhar cada atualização no sistema.
- Terceirização
Para atender às necessidades dos clientes internamente, a empresa precisaria contar com uma estrutura física e mão de obra que geraria altos custos. Além disso, gerir esse processo pode tirar o foco da empresa em sua atividade principal.
Por isso, muitas empresas têm apostado na terceirização, contratando o serviço de outros agentes privados especializados no modelo que, consequentemente, resulta em um serviço mais eficiente.
Com isso, você reduz os custos com encargos sociais, pagamentos de salário e manutenção de uma estrutura física.
Agora, que você já tem o conhecimento do fulfillment, fica mais simples entender sua importância no universo do e-commerce.
A APIECOMM oferece o serviço de integração em tempo real para suportar as diversas tecnologias envolvidas em uma operação de e-commerce e pode te ajudar a integrar o seu negócio no marketplace, incluindo o modelo de fulfillment, de forma completa e eficiente.