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Como usar a personalização para vender mais no e-commerce?

A personalização pode fazer a diferença para elevar a experiência de compra e vender mais no comércio eletrônico.

Na verdade, mais do que um diferencial, a personalização se prova cada dia mais necessária e uma exigência do mercado. Isso porque os consumidores têm cada vez mais poder diante da decisão de compra: com a internet, eles conseguem comparar preços, informações, condições especiais e até o posicionamento da marca.

Mas, diante da globalização e de tanta informação, o consumidor quer ser tratado de modo diferenciado e se sentir especial. E é aí que a personalização entra, tratando cada indivíduo de modo único.

Por isso, os gerentes de e-commerce precisam apostar em estratégias de vendas on-line para que os seus sites sejam personalizados para cada usuário, acompanhando as tendências da transformação digital. Sentindo-se exclusivas, as pessoas terão mais confiança para analisar os produtos oferecidos de forma criteriosa e fechar mais compras.

Mas afinal, como usar a personalização para vender mais no e-commerce? É isso que responderemos neste post. Continue a leitura!

Principais estratégias de personalização no e-commerce

Existem diversas técnicas e ferramentas disponíveis no mercado para fazer a personalização na loja virtual. A seguir, explicaremos as mais eficientes. Confira!

Vitrines de recomendação autônomas

As vitrines de recomendação autônomas são um serviço que utiliza inteligência artificial e análises de navegação para identificar o perfil de cada usuário e recomendar os produtos mais relevantes para cada um de modo automático. Assim, as vitrines de recomendação da sua loja virtual poderão aparecer de forma diferenciada para cada pessoa.

Se o seu e-commerce é de artigos para o lar, por exemplo, uma pessoa que pesquisa muito sobre itens para a cozinha poderá ser impactada pela vitrine “Recomendado para você”, com produtos como panelas, louças etc.

Busca inteligente

A busca inteligente é uma tecnologia que, além de otimizar as buscas dentro da sua loja com alta velocidade; reconhecimento de similaridade fonética; busca por cor automatizada; busca por voz e busca por imagem; também é capaz de personalizar os resultados de busca para cada consumidor, com a busca comportamental.

Isso significa que se um cliente navegar dentro da sua loja em busca de saias longas e pretas, quando digitar apenas “saia” no campo de busca, sem especificar, verá nos primeiros resultados itens iguais ou semelhantes aos que ela visualizou anteriormente.

Além de elevar a experiência do usuário, tudo isso aumenta significativamente as chances de conversão!

Pop-ups de retenção

Você certamente já teve que lidar com carrinhos abandonados no seu e-commerce, não é mesmo? Para reverter essa situação e vender mais, existe uma excelente ferramenta de personalização que, em vez de tentar recuperar os carrinhos abandonados, evitam que isso aconteça. São os pop-ups de retenção.

Eles são janelas que se abrem de forma estratégica e exclusiva para cada usuário, mostrando os produtos deixados no carrinho e sugerindo que a compra seja finalizada.

Geralmente, eles oferecem promoção relâmpago com contador regressivo no produto visualizado. Isso gera o senso de urgência no consumidor e aumenta as chances de conversão, evitando o abandono do carrinho.

E-mail marketing

Se mesmo utilizando os pop-ups uma parcela dos seus clientes ainda abandona o carrinho, uma maneira de tentar reverter isso é apostar no e-mail marketing personalizado. Ou seja, enviar um e-mail para ele lembrando do produto colocado no carrinho e tentando convencê-lo a finalizar a compra.

Outra forma de utilizar o e-mail marketing para personalizar a experiência é segmentar a sua base de clientes por tipos de interesse e enviar conteúdos personalizados para cada segmentação.

Lembre-se de chamá-lo pelo primeiro nome sempre que possível, aproximando-se dele e personalizando ainda mais o contato.

Atendimento híbrido com chatbots

Os atendimentos com chatbots são uma tendência para a personalização no e-commerce. No entanto, nem sempre os robôs têm conhecimento suficiente para esclarecer todos os questionamentos do cliente.

Por conta disso, recomenda-se o uso do atendimento híbrido de chat. Com essa ferramenta, atendentes humanos podem intervir e responder a questões muito específicas, que não foram programadas nas respostas da inteligência artificial.

 

Essas são algumas das principais técnicas de personalização no e-commerce. Utilize-as e garanta uma excelente experiência de compra e aumento das vendas na sua loja virtual!

Quer começar agora? Então conheça a SmartHint, sistema de busca inteligente, vitrines de recomendação, pop-ups de retenção e hotsites.

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