*Por André Martins, Head da APIECOMM
O principal indicador de que algo não anda bem com o seu estoque é a ruptura. Você já ouviu falar de ruptura de estoque? Uma ruptura de estoque nada mais é do que a falta do produto no momento que o consumidor realiza um compra.
Quando pensamos no comércio físico, o consumidor identifica imediatamente a falta do produto na gôndola e parte para um outro produto substituto ou ainda outra loja. Já no comércio eletrônico o produto pode estar indisponível na plataforma repetindo o cenário que citamos na loja física ou ainda, no pior caso, o consumidor comprar o produto e no momento da separação da mercadoria para despacho a ruptura é identificada. Algumas estatísticas indicam que até 5% das vendas são perdidas por conta de ruptura, caso seja considerado os clientes que deixaram de comprar por conta de produtos indisponíveis esse número é ainda maior.
Entre os impactos da ruptura podemos citar:
– Perda de vendas;
– Insatisfação do cliente;
– Queda de confiança do consumidor perante sua loja/marca;
– Necessidade de gerenciar mais incidentes em mídias sociais, reclame aqui, etc;
– Atrasos nas entregas;
Claro que um bom gerenciamento de estoque, controlado preferencialmente por um ERP, é a principal ação para evitar rupturas. Ele controlará todas as entradas e saídas, permitirá contagens constantes, gerenciamento de reposição, etc. Porém, quando falamos de vendas eletrônicas onde as empresas compartilham o mesmo estoque em diversos canais de vendas, tais como: sites próprio, lojas físicas, marketplaces entre outros, a forma que esses estoques são replicados nesses canais é fundamental.
Com o HUB APIECOMM você poderá ver seu estoque ser replicados para os diversos canais de venda de forma rápida e eficiente, garantindo assim que a qualquer variação de saldo dos produtos seja refletida em todos os canais. Além disso, podemos citar algumas funcionalidades adicionais:
– Definir almoxarifados específicos por canal;
– Definir fator de redução para garantir um estoque não disponível no online para, por exemplo, para atendimento de operações físicas;
– Pausa de anúncios conforme estoque mínimo definido;
– Composição e controle de saldos de kits de produtos;
– Controle de estoques de operações de fullfilment;
Agora que você já conhece as vantagens de ter um HUB de integração para gerenciar e controlar a replicação de seus estoques, venha fazer parte da comunidade de clientes APIECOMM que não para de crescer!