Há algum tempo o universo do marketplace tem se tornado cada vez mais atrativo para quem deseja promover maior presença digital e conquistar um público maior.
A partir da crescente do e-commerce, principalmente nos últimos anos, a alternativa de ingressar em uma plataforma de vendas é fortemente impulsionada pelos benefícios que o marketplace oferece.
Conforme pesquisa realizada pela ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), somente em 2020, o marketplace foi responsável por 51% do faturamento de vendas on-line no Brasil.
Em busca de maior visibilidade, com a base de clientes estabelecida e facilidades logísticas, por exemplo, os empreendedores ingressam nesse desafio. No entanto, apesar de ser uma solução viável e vantajosa, muitos dos recém associados cometem erros que podem prejudicar sua jornada de vendas.
Confira, portanto, os 5 erros mais comuns cometidos por quem está ingressando e saiba como evitá-los a partir de dicas práticas.
Obstáculos e desafios do marketplace
Por oferecer soluções atrativas e com potencial de sucesso, as plataformas de vendas são boas alternativas para quem quer crescer e se destacar no e-commerce.
Embora seja recheado de benefícios e ofereça chances reais de ganho, o marketplace pode ser desafiador para quem está no início das vendas.
Nesse sentido, conheça os principais erros cometidos pelos novos vendedores:
- Falta de pesquisa e planejamento
Uma das falhas mais comuns é se associar a um marketplace sem realizar uma pesquisa adequada sobre o mercado, público-alvo e concorrentes. Isso porque é essencial entender as particularidades da plataforma, analisar as tendências do mercado, a demanda dos consumidores e conhecer a fundo seus concorrentes.
Além da relevância de obter essas informações, uma pesquisa fundamentada ajuda a promover um sólido planejamento, visando a criação de estratégias envolvendo precificação, estoque, marketing, logística e outros importantes pontos nesse sentido.
- Despreparo com o Atendimento ao Cliente
Ignorar a importância do atendimento ao cliente é um erro grave para quem atua nas plataformas de venda. No e-commerce em geral, a experiência do cliente é fundamental para o sucesso de um negócio.
Desse modo, a demora em responder os usuários, não atender às solicitações e não solucionar os problemas podem acarretar prejuízos para a sua marca. Portanto, não hesite em investir no atendimento de qualidade, com respostas ágeis e eficientes, pois isso será crucial para o melhor resultado nas negociações.
- Descuido na Gestão de Estoque
O gerenciamento inadequado de estoque pode comprometer a reputação do seu negócio no marketplace. Isso porque, se não houver mercadoria suficiente para atender a demanda, os pedidos não serão atendidos, resultando em avaliações negativas.
Por outro lado, o excesso de produtos armazenados pode gerar custos desnecessários e falta de espaço para outras mercadorias. Diante disso, é preciso ter um sistema de controle eficiente e realizar uma gestão criteriosa, a fim de equilibrar oferta e demanda.
- Falta de investimento em Marketing
É normal que os novos associados nas plataformas acreditem que a própria plataforma será responsável por gerar vendas. Entretanto, é preciso entender que o investimento em estratégias de marketing é essencial para se destacar em meio à ampla concorrência.
Com isso, vale utilizar as ferramentas de marketing disponíveis no próprio marketplace, como anúncios patrocinados e promoções, além de explorar canais externos, como campanhas de e-mail marketing e as redes sociais, por exemplo.
- Desleixo com a gestão de Performance e Métricas
Não acompanhar e analisar as métricas de desempenho do seu negócio na plataforma é um dos erros que mais impede o crescimento da sua loja. Nesse sentido, é fundamental monitorar indicadores-chave, como taxa de conversão, retorno sobre investimento (ROI) e avaliação da satisfação dos consumidores.
Isso é importante para que você consiga identificar oportunidades de melhoria e ter a chance de tomar decisões estratégicas baseadas em dados precisos.
O primeiro passo na busca pela eficiência operacional e melhores resultados é reconhecer os erros e encontrar meios de corrigi-los.
Dicas práticas para evitar os erros mais comuns e alcançar bons resultados
Embora seja uma boa oportunidade para expandir os negócios, o ingresso no marketplace pode acompanhar falhas e despreparos. Sendo assim, a APIECOMM preparou algumas dicas para te ajudar nesse início de projeto de crescimento.
- Obtenha vantagem competitiva com promoções
Não espere que o marketplace faça todo o trabalho por você, pois isso não trará o retorno esperado. Invista em estratégias de marketing para aumentar a visibilidade da sua loja.
Construa uma presença on-line sólida por meio de recursos como anúncios pagos e oportunidades fora do marketplace.
- Destaque-se entre seus concorrentes
Antes de mais nada, conduza uma pesquisa minuciosa sobre o mercado e a sua concorrência. A partir do momento em que você tem informações valiosas sobre as necessidades do seu público e conhece os concorrentes, pode elaborar um plano de vendas mais interessante.
De modo geral, isso tudo permitirá que você adapte suas estratégias e ofereça produtos ou serviços diferenciados, de modo a tornar sua marca relevante na plataforma.
- Diferencie seu negócio com planejamento estratégico
Estabeleça um planejamento efetivo que abarque todas as áreas do seu negócio, desde o atendimento ao cliente até o plano de logística eficiente.
Possuir um objetivo estratégico ajudará você a manter o foco, gerenciar os recursos de forma eficaz e te ajuda a estar preparado para enfrentar os desafios do marketplace.
- Ofereça atendimento personalizado aos seus clientes
No marketplace, a experiência do cliente essencial para o sucesso de um negócio. Sendo assim, ofereça um atendimento personalizado e de qualidade, demonstrando interesse em ajudar e selecionar os problemas.
Nesse sentido, é interessante investir em recursos como chat e mensagens automáticas, além de estabelecer uma equipe que responda rapidamente às dúvidas e atendam às solicitações dos usuários.
- Equilibre o estoque e atenda com precisão todos os pedidos
A falta de gerenciamento adequado do estoque pode levar a problemas que vão desde o atendimento até a perda de um cliente. Diante desse cenário, utilize sistemas e ferramentas de gestão que permitem o monitoramento preciso do seu estoque em tempo real.
Desse modo, é possível fazer previsões de demanda com base em dados históricos, a fim de ajustar os produtos armazenados conforme necessário. Assim, você consegue lidar com equilíbrio, sem gerar prejuízos com estoque em excesso ou com a falta de mercadorias.
- Impulsione seu e-commerce com uma plataforma de integração
Consideradas valiosas ferramentas no auxílio da gestão de uma loja no marketplace, as plataformas de integração são confiáveis e ajudam a centralizar e automatizar processos.
Além da otimização, permitem a sincronização de informações entre o sistema de gestão e o marketplace, proporcionando inúmeros benefícios como a redução de erros, economia de tempo e crescimento do negócio.
Outra vantagem promovida pela plataforma de integração são os recursos avançados de relatórios e análises. Por meio desse monitoramento, você consegue acompanhar o desempenho das suas vendas e permite que consiga identificar tendências, além de poder tomar decisões mais embasadas,
De maneira geral, contar com um sistema de integração confiável é um diferencial para a sua marca, pois simplifica a gestão e oferece maior controle e visibilidade sobre as operações do seu negócio no e-commerce.
Com foco no cenário atual da tecnologia, a APIECOMM oferece as soluções ideais que você precisa para atuar com excelência no marketplace. Por meio de uma plataforma completa de integração, sua operação no e-commerce pode ser ainda mais eficiente.