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Como escolher as ferramentas ideais para vender mais online?

85% dos negócios que dizem não contar com iniciativas em Transformação Digital já perceberam o quanto é importante atentar-se para o assunto. Essas informações são de um levantamento realizado pela Samba Digital, unidade de negócios digitais da SambaTech. 

E o online é um mercado que emergiu da tecnologia. Por isso, investir neste meio é mais do que necessário para conseguir manter uma marca ativa e competitiva. 

As ferramentas e recursos tecnológicos são a solução para ter mais visibilidade e suporte no desenvolvimento de um negócio.  

Além de melhorar o desempenho da operação, tem a capacidade de gerar resultados mais efetivos e aumentar o poder de compra dos seus clientes. 

Para as marcas que desejam vender mais online, é preciso acompanhar as tendências, ter parceiros precisos e combinar as ferramentas ideais. Confira, a seguir, 5 delas para implantar na sua loja virtual:  

  1. Plataformas de e-commerce 

Este é o primeiro passo para a marca ter mais destaque e, consequentemente, aumentar as vendas. Ou seja, transforme a sua loja em uma plataforma completa de e-commerce.  

Muito além de um simples site, a loja virtual combina recursos para deixar o ambiente propício para o relacionamento com o cliente, fornecendo experiência e tudo que ele precisa para concretizar a compra.  

Isso porque as lojas virtuais disponibilizam a opção de venda automatizada, onde no próprio ambiente online é possível adicionar produtos no carrinho ou remover. Não é preciso qualquer assistência que prolongue ou dificulte o processo, o que contribuí diretamente no fechamento de uma venda.  

  1. Atuação em marketplaces  

Com um bom e-commerce, uma outra estratégia para ter um boom nos negócios é a atuação em diversos canais de vendas, como os marketplaces. 

Iguais aos shoppings, mas em um ambiente digital, os marketplaces são meios para aumentar a visibilidade da sua marca ao expor os produtos e serviços para uma gama diversificada de público.  

No Brasil, 95% dos consumidores que compram online utilizam marketplaces e cerca de 44,1% pretendem comprar mais produtos por esse tipo de plataforma nos próximos 12 meses. Os números são da pesquisa UPS Pulse of the Online Shopper, realizado pela PwC, e mostram o poder de marcar presença nos shoppings virtuais. 

Veja também na APIECOMM: Como controlar as vendas em diversos marketplaces 

  1. CRM 

O atendimento ao consumidor pode ser um dos fatores decisivos em uma compra, por isso é tão importante ter o cuidado contínuo.  

Para isso, existem diversas ferramentas ideais disponíveis para que a sua loja ofereça a melhor experiência ao seu público. 

CRMs são ferramentas para gestão do relacionamento com o cliente. Eles automatizam e estruturam o contato desde as vendas até o SAC.  

Os recursos criam processos e protocolos otimizados, agilizando a resolução de problemas, respostas às dúvidas potenciais e outras questões de relacionamento e comunicação entre marca e cliente. 

Essa ferramenta pode também originar novas estratégias de comunicação. Como padroniza etapas de atendimento ao consumidor, fornece métricas interessantes sobre satisfação para ajudar na conquista e retenção dos clientes. 

  1. ERP 

O ERP é um sistema de gestão focado em otimizar os processos administrativos para a melhora da operação e, consequentemente, dos resultados.  

São disponibilizados módulos para atender a cada área de negócio, como vendas, financeiro, estoque, marketing, logística e as demais, integrados em uma única plataforma que centraliza e facilita o acesso a estas informações.   

Com isso, o intercâmbio de informações desalinhadas é eliminado e os gestores podem ter dados em tempo real de toda a operação, combinando-as em relatórios de insights para alavancar os negócios.  

  1. HUB de Integração 

Você viu que é importante ter vários canais de venda pela maior visibilidade e mais chances de fechamentos de vendas. Mas de nada adianta se não houver o controle sobre pedidos e cadastros do seu e-commerce e dos marketplaces.   

Nisso, o HUB de Integração é a ferramenta ideal, integrando os pontos de venda em um só lugar, assim como também consolidando todas as informações.  

A ferramenta te permite enviar todos os produtos cadastrados de uma vez, além do maior controle de estoque e pedidos. Com o HUB não há risco de falhas de informação, cadastros errados e interrupções de venda por mal controle de pedidos.  

Com as ferramentas ideais, a sua loja online crescerá e se desenvolverá de forma madura, proveitosa e positiva no mercado. 

Se você deseja mais recursos envolvendo tecnologias que te ajudam na solução dos seus problemas, a APIECOMM é a sua parceira ideal. 

Com o foco no cenário atual da tecnologia, a APIECOMM auxilia na gestão completa do e-commerce, integrando todas as áreas, fornecedores e operações em um lugar, formando um ecossistema consistente e eficaz.  

Conheça mais sobre as soluções e melhore as suas vendas! 

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