O processo de digitalização dos negócios teve a sua aceleração em 2020. Neste momento, a maioria das lojas físicas viram o seu faturamento cair por causa do período mais rígido do isolamento social, com as regras do lockdown. Desta forma, o marketplace se tornou a primeira opção para as lojas voltarem a crescer. Porém, ainda resta uma dúvida em relação à plataforma: qual a melhor maneira de gestão de um marketplace?
Anteriomente, este era um recurso de ampliação dos negócios. Nos dias atuais, é a principal forma de venda. Mesmo assim, é necessário realizar um estudo de gestão para que sua marca possa alcançar uma diversificação dos canais de venda. Segundo a empresa Ebit/Nelsen, as empresas faturaram, em 2019, mais de R$ 17 milhões em marketplaces, ou seja, 13% a mais do que em 2018.
Por isso, a plataforma vem ganhando cada vez mais destaque. Antes mesmo da pandemia da COVID-19, ela já trazia bons resultados para as empresas. Depois de 2020, só reforçou ainda mais a importância dos marketplaces.
Porém, novamente destacamos a necessidade de uma boa gestão. Sem ela, a plataforma não consegue crescer da maneira desejada e esperada. Por isso, continue neste artigo, aqui você verá:
- Tipos de Marketplace;
- Quais são as formas de gestão;
- Vantagens do Marketplace.
- Tipos de Marketplace
Para cada negócio há uma forma de vender o produto ou o serviço que é oferecido. Logo, não seria diferente com os marketplaces. Ou seja, ao escolher essa plataforma, também é necessário saber os tipos existentes e qual melhor se encaixa no seu perfil de negócio:
- Produtos físicos
Este é o tipo mais comum de marketplace. Está voltado apenas para vendas de produtos físicos, como livros, eletrônicos, móveis, roupas etc. Há marcas bastante conhecidas que se encaixam nesta categoria. São elas:
- Amazon;
- Americanas;
- Casas Bahia;
- Carrefour.
É válido ressaltar que há empresas que vendem uma variedade de produtos, como a Amazon, e há aqueles que apostam em nichos específicos, como Beleza na Web, focada em produtos de beleza.
- De serviço
No marketplace de serviço, pessoas físicas ou jurídicas se cadastram e oferecem seus serviços em troca de uma comissão. Um exemplo disso é o Ifood, um aplicativo que conectam os restaurantes com os consumidores (serviço de delivery).
- De Aluguel
Neste tipo, a empresa que mais se encaixa é o Airbnb. É o maior locador de imóveis e quartos do mundo. Nessa onda, alguns hotéis começaram a apostar nesse tipo de marketplace.
Entretanto, o Airbnb não utiliza hotéis em seu negócio, que é formado apenas por casas comuns.
- De agendamento
Esse é um tipo de marketplace que atende a um nicho específico. As plataformas são voltadas para profissionais liberais como, por exemplo, dentistas, psicólogos e médicos em geral. Afinal, eles estão em busca de ferramentas simples e práticas para facilitar o processo de agendamento de consultas.
- De anúncio
Neste caso, as plataformas são especialistas na divulgação de um produto ou serviço. O usuário faz o cadastro e coloca as informações como fotos, descrição e valores. Assim, os interessados entram em contato. Ou seja, a plataforma serve apenas como vitrine.
- Quais são as formas de gestão
Há diversos tipos de marketplace. Sendo assim, eles podem servir de exemplo para a sua empresa. Isto quer dizer que, ao analisar a forma como é feita a gestão das marcas mais conhecidas, pode usá-las como reverência para alavancar o seu negócio:
- Magalu Entregas
A rede de varejo Magazine Luiza é a que mais cresce no Brasil. A marca decidiu unir a sua presença física e a expansão nas vendas online em um marketplace com o serviço Magalu Entregas.
Este é um serviço 100% gratuito que ajuda os vendedores a reduzirem o preço do frete, ou seja, torna as operações mais atraentes e competitivas. O frete é calculado com base nas tabelas do marketplace, utilizando parâmetros estipulados anteriormente. Portanto, o preço da entrega fica mais acessível para o consumidor. Além disso, há o rastreamento de entregas, proporcionando mais segurança no processo de logística e entrega.
- B2W
A B2W é composta por três lojas: Submarino, Americanas,com e o Shoptime. O diferencial dessa plataforma é a forma de venda. Com o mesmo preço, descrição e fotos, você pode vender o seu produto nas três marcas.
Assim, você tem mais de um canal de vendas e atrai clientes 3 vezes mais do que em outros marketplaces.
- Vantagens do Marketplace
As empresas têm diversas taxas para pagar e outros processos burocráticos para gerenciar. Porém, os empreendedores ainda preferem ter o seu próprio e-commerce a entrar em outra plataforma.
Por isso, separamos algumas das vantagens que o marketplace adiciona ao seu negócio. Assim, você pode analisar melhor e escolher se quer ou não apostar nessa plataforma.
- Otimização dos recursos;
- Alcance de clientes;
- Volume de dados;
- Integração com outras ferramentas;
- Aumento de vendas;
- Diversificação de público.
Em suma, ao chegar ao final do texto, é possível entender sobre o marketplace. Quais são os tipos existentes e o que as grandes marcas estão fazendo nesta plataforma e que pode servir de referência para a sua empresa. A APIECOMM oferece um hub completo para facilitar a gestão do seu negócio no marketplace. E mais: te ajuda a medir processos e acompanhar progressos.