A data tão esperada em novembro pelos consumidores, muitas vezes, não traz o lucro tão desejado para os negócios. E isso se deve, em sua maior parte, pela falta de planejamento no investimento dos gestores para lucrar em cima desta data importante, que é a Black Friday.
Comemorada anualmente em novembro, teve sua origem nos Estados Unidos, no dia que é conhecido como Dia das Ações de Graça. Mas, aqui, no Brasil, é celebrado um dia após o calendário estrangeiro.
A Black Friday é o dia que dá início a temporada de compras natalinas com promoções bastante vantajosas em muitas lojas, o que faz o comércio se movimentar de maneira intensa.
Mas qual é a importância da Black Friday?
Não é uma novidade o que é a Black Friday, porém, muitos comerciantes ainda não entenderam a sua real importância para as vendas e, consequentemente, o faturamento anual.
Só como um medidor de seu poder para os negócios locais, um estudo do Movimento Compre&Confie em parceria com ABComm, mostra que o faturamento do e-commerce cresceu 56,8% em 2020, e chegou a R$ 41,92 bilhões.
Pelo olhar do consumidor, esses dados também só aumentam. Segundo um levantamento feio pela equipe de varejo do Google, desde 2014, mais de 80% dos consumidores que compraram na Black Friday afirmam que pretendem comprar novamente na data do próximo ano.
Ou seja, está mais do que claro que a Black Friday deve ser inserida agora mesmo em seu negócio para que haja um sucesso de vendas, e para que o seu público consiga expandir cada vez mais.
Porém, como a sua loja pode vender mais na Black Friday?
Dada as informações acima sobre a Black Friday e sua importância, você deve estar se perguntando como adquirir essa data em seu negócio e lucrar com ela?
Para responder o seu questionamento, apresentamos as 5 formas de aproveitar a Black Friday de 2021 para vender mais:
- Tenha um site e prepare-o
O varejo online só cresce. Um exemplo disso é a pesquisa divulgada pelo Google, que previa faturamento entre R$1,5 bilhão e R$1,9 bilhão do varejo brasileiro durante a Black Friday, e o número aumentou para R$1,5 bilhão, um recorde de faturamento.
Com isso, é de extrema importância preparar o seu site e focar para o desempenho de conversões, ou seja, a razão entre o número de visitantes de uma loja e a quantidade de compras.
Além disso, tente focar em visual clean, para que as pessoas possam navegar livremente pelo site, sem nem uma restrição que possa atrapalhar a navegação e, consequentemente, as compras.
- Promova o upsell
O upsell nada mais é que um ticket-médio do negócio, capaz de oferecer uma nova oferta depois da realização de uma compra feita pelo consumidor.
Está oferta, trazida para o lado presencial, seria praticamente aquele cartão de desconto que você recebe na primeira compra, ou o famoso “compre um e leve dois”.
Esta ferramenta para captar o seu cliente não só dará a possibilidade de um futuro desconto, como aumentará gradativamente a suas vendas e a base de seu público alvo.
- Tenha uma estratégia de divulgação
De nada adianta aderir a uma data comemorativa, como a Black Friday, se não houver uma divulgação pesada dos descontos e facilidades que seu negócio está promovendo.
Para isso, planeje com uma certa antecedência a sinalização do estabelecimento ou do site. Visualize as cores que você irá usar em seu site para que os consumidores se sintam encorajados para comprar em seu negócio.
- Engaje o seu público pelas redes
Na mesma intensidade de importância visual de seu site para encorajar os consumidores a comprarem em seu negócio, invista em engajamento nas redes sociais, e-mails marketing e mídia paga.
- Nas redes sociais, espelhe campanhas de sua página no WhatsApp, Instagram, Facebook, Google, e assim por diante.
- Pela mídia paga, invista o seu dinheiro para turbinar as suas publicações pelas redes citadas acima para que o seu conteúdo seja distribuído muito mais rápido e para mais pessoas.
- Com o e-mail marketing, use o envio de comunicados para o seu público sólido. Assim, eles estarão mais aptos a comprarem na Black Friday.
- Reforce o seu estoque
Por último, mas não menos importante, reforce o seu estoque!
Os dados acima só reforçam que, cada vez mais, a Black Friday é capaz de movimentar bilhões de reais por ano. Por isso, não deixe que falte NADA no seu negócio online.
Para isso, faça uma previsão de consumo durante a Black Friday. Mas não compre mais do que o necessário, para que não haja prejuízo na data comemorativa.
Pois é, a Black Friday é capaz de movimentar bilhões de reais a cada ano. Para fazer parte disso e aumentar o seu lucro, é necessário saber exatamente como investir na data comemorativa.
Com isso, a APIECOMM oferece um hub completo e seguro que facilita a gestão do seu negócio online em todo o processo: desde a metrificação até o acompanhamento dos progressos. Fale com o nosso time de especialistas e prepare-se para a Black Friday 2021.