Ter um código de barras nos produtos é cada vez mais necessário para empresas de todos os portes e segmentos. Quando tratamos do ponto de vista tecnológico, este se reinventa periodicamente. Mas você sabe como surgiu e qual é a aplicação?
Em 1948, nos Estados Unidos, dois estudantes começaram o projeto da codificação automática que é considerado, hoje, o percursor do código de barras. A ideia surgiu da demanda de um CEO de uma rede de supermercados que decidiu capturar informações de determinados produtos quando estes fossem passados pelo caixa.
O primeiro protótipo, feito em tinta que brilhava no escuro, mostrou-se funcional, mas apresentava dois problemas: instabilidade da tinta e o custo elevado para impressão. Após diversas tentativas, uniu-se duas tecnologias da época: o código Morse e a banda sonora, chegando ao código de barras que conhecemos – e usamos – hoje.
Somente na década de 70 é que a invenção atingiu a maturidade necessária para produzir e garantir o funcionamento da ferramenta em larga escala.
Atualmente, devido ao grande volume de informações geradas pelas empresas e a necessidade de controlar melhor seus processos, o investimento nesta tecnologia tornou-se um recurso indispensável para o sucesso dos negócios.
Com o objetivo de facilitar o comércio de produtos no cotidiano no Brasil e no exterior tornando cada mercadoria única, foi criado o código EAN – código de tamanho padrão no mundo.
Continue neste artigo, aqui você verá:
- O que é o código EAN?
- 3 passos para facilitar os processos do seu negócio com o código EAN
- Como implementar o código EAN em seu negócio
- O que é o código EAN?
O EAN (European Article Number, ou em português, Número Europeu do Artigo) é um código universal composto por 13 números e uma série de barras verticais escaneáveis que servem para identificar um produto, o qual pode ser precificado e/ou faturado no varejo. Tornou-se uma maneira de modernizar empresas e auxiliar empreendedores no crescimento de seus negócios.
Conforme dito anteriormente, o código EAN é formado por 13 números. Seus dígitos e possuem diferentes significados, os quais são:
- Origem do código de barras: sinalizada pelos três primeiros numerais (a combinação do Brasil, por exemplo, é 789);
- Empresa fabricante e produto por ela feito: apontados pelos próximos nove algarismos (a combinação pode variar dependendo do segmento e do artigo);
- Dígito verificador: indicado pelo último número, que, quando escaneado, indica a veracidade do EAN.
- 3 passos para facilitar os processos do seu negócio com o código EAN
Agora, que você já entendeu o que é o código EAN, vamos mostrar três passos para facilitar os processos do seu negócio com o código. Confira!
- Precisão de informações
A leitura das informações torna-se rápida e confiável quando comparada aos registros de dados de produtos feitos à mão. A probabilidade de erros de um sistema digital é minimizada e os dados são obtidos com maior precisão.
É possível tomar decisões baseadas nesses dados a fim de otimizar o funcionamento do negócio, aumentando a qualidade do serviço e estimulando o crescimento da empresa. Ao utilizar essa tecnologia, adicionam-se novas oportunidades ao seu negócio, principalmente no que tange ao controle e à gestão.
- Eficiência no estoque
Realizar manualmente o controle de estoque não é uma tarefa fácil e todos nós sabemos como o mesmo precisa ser bem controlado. Com o código EAN é possível facilitar todo esse processo de controle, uma vez que atua no reconhecimento do produto em todas as etapas.
Este código EAN também facilita a gestão financeira, bem como adiciona uma visão mais abrangente sobre o armazenamento.
- Agilidade na hora do caixa
Com o código EAN, os registros não precisam ser feitos de forma manual, pois o leitor digital de código de barras identifica o produto rapidamente. Assim, é necessário somente a aproximação da mercadoria no leitor e seus dados serão automaticamente lidos e enviados para o computador.
Seu colaborador também levará pouco tempo para aprender a usar o scanner portátil para fazer a leitura do código de barras, assim, o código EAN também reduz tempo e esforço, já que não é preciso mais de um profissional na realização da tarefa e extensos treinamentos.
- Como implementar o código EAN em seu negócio
Se você se interessou e quer implantar a tecnologia no seu negócio, saiba que existe apenas uma organização no mundo responsável por controlar a numeração e padronizá-la: a GS1.
A Associação Brasileira de Automação (GS1 Brasil) é uma organização sem fins lucrativos, responsável pela atribuição da licença para o uso de códigos de barras em território nacional.
Para conseguir essa autorização e registrar seus produtos, é necessário:
- Fazer seu cadastro no site da GS1 Brasil;
- Enviar os documentos solicitados;
- Efetuar o pagamento da inscrição (esse valor dependerá do seu faturamento anual).
Após esses três passos, você receberá o CNP (Cadastro Nacional de Produtos). Nele, você precisa informar os dados de seus produtos — como fotos, descrições, cores, pesos, volumes, entre outros — para, então, gerar os respectivos códigos EAN.
Ao fim deste artigo, foi possível entender sobre o código EAN e a sua importância para as empresas, bem como seus benefícios e como implementa-lo em seu negócio. E se você quiser saber mais sobre como essa plataforma pode ajudar o seu negócio, acompanhe a APIECOMM. Nós oferecemos um hub completo e seguro que facilita a gestão do seu negócio online em todo o processo: desde a metrificação até o acompanhamento dos progressos.