Os marketplaces construíram uma vitrine online que mudou o comportamento do consumidor virtual. Quem navega na internet procura por várias opções antes de contratar um serviço ou adquirir um produto. Para sua empresa aparecer para o seu público, você deve investir em uma boa reputação.
E, aqui, vale lembrar de Warren Buffett que disse “uma reputação leva anos para ser construída, mas segundos para ser destruída”. Esta deve ser a maior preocupação das marcas: construir e manter uma boa reputação para alcançar e sustentar o seu consumidor.
E como construir uma boa reputação em um marketplace?
As métricas dos marketplaces levam em conta sobretudo as notas e os depoimentos em cada loja. A partir desses algoritmos, eles consideram as reputações para destacarem os produtos de um lojista no buy box.
Por exemplo, o sistema do Mercado Livre parte das 10 primeiras vendas e levam em consideração os seguintes pontos: vendas com reclamações ao comprador, o tempo para postar os produtos nos Correios ou entrega à transportadora, e as vendas canceladas pelo vendedor.
Já o algoritmo do B2W engloba a taxa de cancelamento, da performance de expedição, taxas de reclamações, as quais não devem passar de 10%, e a entrega, que deve ser igual ou maior que 85% de assertividade.
Dessa forma, independente de qual plataforma você estiver, alguns pontos são imprescindíveis e vamos falar dos mais importantes neste artigo.
Porém, como construir uma reputação com o meu público?
A construção da confiança entre o consumidor e a marca não ocorre do dia para a noite. Para destacar-se frente à concorrência, você deve se ater a alguns pontos, tais quais:
- Entregar um atendimento rápido e eficiente;
- Oferecer opções de troca, devolução, frete e formas de pagamento;
- Descrever o produto de forma transparente;
- Ter um frete veloz que chegue no tempo estimado;
- Vender a preços competitivos;
- Manter o catálogo atualizado.
Agora, saiba como aplicar esses conceitos:
- Palavras-chave
As palavras-chave inseridas nas descrições dos produtos, hashtags e conteúdos são fundamentais para que você leve o comprador até o produto.
Isso porque quando alguém pesquisa um modelo ou peça dentro da plataforma utiliza uma série de combinação de palavras até que ache o que está procurando.
Portanto, para facilitar esse processo de pesquisa e alcançar as pessoas que estão buscando o seu produto, é essencial usar termos estratégicos dentro do seu anúncio.
Além disso, você pode apostar no inbound marketing. Trata-se de usar as redes sociais e blog para compartilhar conhecimento sobre os produtos e transformar sua marca em uma autoridade do tema. Então, você inclui as palavras-chaves e aumenta seu alcance.
Uma dica é usar o Google Keyword Planner. Ele é uma ferramenta gratuita do Google que mostra o custo por clique e quais palavras-chave geram o maior tráfego, tanto provenientes de pesquisas orgânicas quanto das palavras-chave pagas.
- Atendimento
O algoritmo dos marketplaces reconhece a velocidade das respostas e o feedback dos clientes pelo atendimento. Estas são uma das principais métricas na hora de selecionar quais marcas ficarão em destaque e quais não. Os marketplaces costumam fornecer um prazo de resposta que precisa ser respeitado.
Por isso, o vendedor deve oferecer uma comunicação direta com os clientes, demonstrando que desejam solucionar o problema de forma ágil tanto antes quanto depois de uma venda. O suporte com uma abordagem amistosa irá influenciar diretamente na satisfação do seu cliente caso algum problema aconteça no processo.
- Qualidade do produto
A apresentação do seu produto é essencial para atração do consumidor, bem como o preço, a reputação, o frete e a qualidade.
Desde uma boa produção e conservação até a embalagem, é importante entregar o que o cliente está esperando receber.
Por essa razão é que, se o item negociado tiver uma qualidade duvidosa ou for aparentar muito diferente de sua descrição e fotos, o cliente poderá se sentir enganado, dar uma nota baixa para a sua empresa e, consequentemente, prejudicar sua reputação no site.
Por fim, analise como está realizando o trabalho de pré e pós-venda e veja quais ações são importantes realizar para aumentar a avaliação dos seus produtos e posicionar melhor a sua marca no marketplace.
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